Inteligência Artificial, O que é?
Nos dias de hoje, é comum falar-se de IA, Inteligência Artificial ou do “algoritmo”. Cada vez mais nos familiarizamos com este conceito, embora não saibamos explicá-lo. Afinal, o que é a Inteligência Artificial, de forma objectiva e concreta?
IA resume-se a vários processos realizados de forma automática por máquinas e/ou softwares, os quais seriam desempenhados ou parcialmente efectuados por humanos recorrendo à sua própria inteligência.
Dito assim, de forma taxativa, parece algo frio e distante. Mas, e se a sua definição for substituída por algo como “A Inteligência Artificial resume-se ao facto das máquinas pensarem como seres humanos“? Dessa maneira, o panorama já muda. Os sentimentos e emoções que esta definição desperta passam por entusiasmante e assustador ao mesmo tempo.
Inteligência Artificial e os desafios para o futuro
Embora reconhecendo que se trata da abertura de um novo paradigma cheio de oportunidades para a inovação e evolução, não deixa de ser verdade que as máquinas e os programas automatizados são dependentes e precisam das instruções e orientações dos seres humanos para executarem as suas tarefas.
É precisamente aí que reside o maior problema. Que seres humanos orientam e passam instruções para os programas ou máquinas? Será necessário e vital que entidades e pessoas comuns tenham uma ideia em mente: os programas e as máquinas servem para sugerir ou assistir e não para tomar todas as decisões da nossa vida quotidiana.