5_Geradores_Arte_Digital_Blog

Em 2021, o mercado de arte digital e coleccionáveis atingiu aproximadamente 41 bilhões de dólares, aproximando-se do mercado de arte convencional. Este crescimento está relacionado com o uso crescente de geradores de arte digital (AI Art Generators).

1. O que é arte digital?

Arte digital, também conhecida por AI Art, é uma nova forma de arte gerada a partir de algoritmos de inteligência artificial. Estes programas ou geradores criam artes muito semelhantes aos trabalhos de arte produzidos por humanos.

2. O que separa arte digital de arte tradicional?

A principal diferença entre arte tradicional e arte digital está na sua criação: enquanto que a primeira é criada e desenvolvida 100% por mão humana, a segunda tem criação e desenvolvimento artificial, gerada a partir de softwares concebidos para o efeito.

As duas formas de fazer arte podem ser conciliáveis. Alguns artistas profissionais chegam a utilizar estes programas para auxiliarem o seu trabalho, aproveitando os benefícios que estes softwares trazem.

3. Quais as vantagens de utilizar um Gerador de Arte Digital?

Existem algumas vantagens que justificam a opção por um gerador de arte digital.

Arte tradicional requer muito tempo e esforço para criar do zero, algo que pode ser contornado ao recorreres a um software deste género. No caso, podes desenvolver um projecto de arte num pequeno intervalo de tempo sem possuires grandes dotes artísticos.

A arte digital consegue ser ainda muito realista uma vez que o software parte de modelos reais de obras de arte humanas. Os dados introduzidos aliados à criatividade que resulta dos algoritmos utilizados conseguem produzir artes surpreendentemente realistas e originais. Uma vez que cada software tem as suas particularidades e o conjunto de dados introduzidos pelo utilizador é próprio, cada resultado produzido torna-se, à sua medida, numa obra de arte única e original.

4. Como utilizar um Gerador de Arte Digital

Antes de utilizar um software de criação de arte, tens que ter em conta alguns passos.

Primeiro, tens que escolher um programa que tu gostes. Existem várias opções disponíveis e a tendência é o leque de escolha aumentar, por isso, pesquisa com tempo e explora as possibilidades mais apelativas. Uma vez seleccionada a opção preferida, tens que introduzir alguns dados. Essa informação pode variar desde uma fotografia até palavras em texto escrito. Quanto maior for a quantidade de dados introduzidos, melhores resultados serão produzidos.

5. Exemplos de Softwares de Criação de Arte Digital

Se estiveres interessado em experimentar um gerador de arte digital, existem alguns requisitos que precisas de ter em conta.

Em primeiro lugar, tens que escolher uma ferramenta de geração de arte compatível com o teu computador. De seguida, tens que ter o conhecimento básico sobre como utilizar o software. Por fim, deves apelar à tua paciência e esperar (pode demorar alguns minutos…).

Esta é a nossa lista de 5 softwares de geração de arte:

1. NightCafe

NightCafe é um dos softwares disponíveis mais populares. Para além de ser muito simples de usar, este gerador consegue criar diversas artes que são “estilizadas” segundo várias temáticas. Os temas podem variar desde o cósmico, à pintura a óleo, ao cyberpunk, ao sinistro, ao surreal, entre outros.

Após carregar o site, seleccionas “more options” na parte inferior do ecã para aceder às várias possibilidades de estilo de arte.

De seguida, é carregada uma nova página, onde podes introduzir alguma informação em texto na primeira caixa de edição.

Mais abaixo, seleccionas o estilo de arte pretendido.

E, por fim, escolhes o algoritmo para o programa “cozinhar” o resultado final.

Em apenas alguns minutos, está criada a tua obra de arte digital!

Se quiseres adquirir as artes produzidas, tens sempre a opção de comprar através do site. Uma vez tomada a decisão de compra, a imagem é então imprimida como uma pintura e entregue posteriormente.

Nota importante: O software é gratuito até ser atingido um determinado número de utilizações.

2. Google DeepDream Generator

O DeepDream Generator é o programa de geração de arte digital da Google. Sendo um dos mais populares no seu nicho, esta ferramenta permite criar imagens estilizadas (tipicamente surrealistas) de grande qualidade.

O software tem como base uma rede neuronal bastante desenvolvida, uma vez que os seus dados são treinados a partir do banco de imagens da Google.

Como podes verificar na imagem em baixo, a interface é bastante acessível. O processo é simples: basta carregar uma imagem (do portátil ou smartphone) e escolher o estilo de pintura. Existem três opções para aplicar os efeitos: Deep Style, Thin Style ou Deep Dream.

No exemplo a seguir, utilizamos uma imagem do banco de imagens gratuito da Pixabay:

Carregamos a imagem, e seleccionamos o estilo Deep Dream.

Clicamos em “Generate” e o resultado produzido é o mostrado a seguir:

Como podes verificar, o surrealismo é um dos pontos fortes deste software (o pormenor dos peixes no lugar das nuvens).  No entanto, é possível obter pinturas com um estilo mais realista/clássico.

Activa o artista que há em ti e experimenta ainda hoje o Deep Dream Generator!

3. ArtBreeder

ArtBreeder é um dos softwares do género mais conhecidos. Esta opção mostra o grande potencial que um software de AI Art pode alcançar. As possibilidades são intermináveis e o programa é relativamente acessível.

As várias artes e/ou imagens utilizadas são organizadas em 10 categorias que podes explorar: paisagens, pinturas, figuras anime, retratos, albuns, personagens específicas, figuras furries, ciência biologia, edifícios e geral.

Alguns dos recursos mais utilizados incluem: alterar as propriedades físicas de uma cara humana (tom de pele, cabelo ou cor dos olhos), gerar uma nova imagem a partir de duas imagens de natureza distinta (um animal e um edifício, por exemplo) ou a possibilidade de transformar uma foto de um humano numa personagem animada. Os resultados finais são surpreendentes e desafiam a pessoa com a imaginação mais fora da caixa!

O programa oferece ainda aos utilizadores o acesso a uma comunidade bastante activa. Nela, tens acesso às simulações de artes em várias capturas de ecrã ou até a vídeos curtos que demonstram o processo criativo.

4. Fotor

Fotor é um software de arte digital utilizado por milhões de pessoas. É uma ferramenta que tem como principal objectivo tornar a edição de fotos de alta qualidade acessível a todos, contando com inteligência artificial avançada.

Começas por entrar na ferramenta através da tua conta Google. No painel de controlo, é-te sugerido três opções de escolha: Editar uma Foto, Criar um Design ou Fazer uma Colagem.

Mais abaixo, é possível observar que existem modelos próprios para os utilizadores, entre os quais, Posters, Colagens de Fotos, Cartões de Aniversário, Cartões de Casamento, Thumbnails do YouTube, Publicações de Instagram ou Fotos de Capa para Canal de YouTube.

Numa primeira análise, é possível verificar que é um software bastante completo na criação de conteúdo para redes sociais, algo que o torna bastante apelativo a uma variedade de públicos e até negócios.

Apesar de a versão Trial ser bastante útil e compensatória, existe a opção de subscreveres a dois planos que oferecem uma quantidade de modelos, imagens e opções de edição muito mais vasta. No caso, temos o “Fotor Pro-” a 2.83€ por mês e o “Fotor Pro+” a 6.25€ por mês.

5. WOMBO Dream

O quinto programa que apresentamos na nossa lista é o WOMBO Dream. À semelhança das outras opções, também tem uma interface acessível ao utilizador e é aplicável a um portátil, smartphone ou tablet.

Concebido pela empresa canadiana WOMBO, este software é uma das apps mais requisitadas para criação de arte NFT. O WOMBO Dream apela bastante à criatividade e produz resultados incríveis semelhantes a uma qualquer obra de pintura numa galeria de arte.

No exemplo a seguir, começas por introduzir uma palavra ou frase a teu gosto.

Depois, tens vários estilos de arte que podes seleccionar e aplicar na simulação.

Executada a simulação, o resultado é uma arte/pintura semelhante à que se encontra abaixo.

Finalmente, podes salvar a obra e partilhá-la com os teus amigos nas redes sociais, mostrando-lhes como te tornaste no novo Van Gogh!

6. Conclusão

Com a quantidade de softwares a aumentar a cada dia, torna-se importante ter uma noção dos programas de AI Art mais utilizados de momento. Apesar de alguns deles se assemelharem, experimenta várias variações antes de escolheres o teu software de eleição. Com uma escolha bem informada podes começar a explorar a veia artística, realizar a tua arte e, quem sabe, investir numa nova carreira. Boa investigação!

Partilha este artigo